Pages

domingo, 24 de agosto de 2014

Projeto Fitness: Aplicativo Dieta e Saúde

Olá meninas!

Emagrecer não é tarefa fácil não é mesmo? Ainda mais diante de tanto apelo para consumirmos, comermos, experimentarmos. Quando entramos no Facebook por exemplo, sempre tem aqueles amigos que colocam fotos de pratos maravilhosos, ou aqueles que compartilham fotos de lindos doces coloridos, é um sofrimento de verdade para quem precisa manter um dieta. Ontem, em um passeio à Livraria Cultura (amo esta livraria!), estava vendo os 10 livros mais vendidos, e destes 10, pelo menos 04 tinham a ver com alimentação. Isso mostra que alimentação é coisa séria, e que os brasileiros estão realmente dando atenção a este assunto.


Eu também no último ano acabei ganhando uns quilinhos que estão fazendo muita diferença em minhas roupas e no formato do meu rosto, sempre pesei 50kg, agora estou com 52kg, e estes 2 quilinhos estão muito difíceis de ir embora. Comecei a perceber que esta faltando muita disciplina no meu modo de encarar a comida para que eu consiga emagrecer, e quando eu digo "encarar", e não escolher, é porque muitas vezes eu tenho a visto como um conforto emocional mesmo, como amiga para aliviar minhas ansiedades, stress, para me trazer conforto, e é ai que mora o perigo! Pois a comida deve ser encarada como um meio de nos mantermos vivos e não de vivermos com o objetivo de comer. Claro que comer é um prazer, mas deve ser pensado, dosado. Uma vez ouvi em um filme e sempre me lembro: "um minuto na sua boca e um mês no seu bumbum!", porque é bem isso, ao nos deliciarmos com uma torta maravilhosa de brigadeiro, o prazer não vai passar de alguns minutos, e todo mundo sabe o tempo que leva para queimar tantas calorias né?!

Não estou dizendo para ninguém ser radical e nem é o fim do mundo, mas sim para termos auto controle e degustarmos estas delicias em momentos certos e com sabedoria. O meu irmão, que é muito malvado comigo quando me ve me deliciando com estas guloseimas, me passou um vídeo estes dias de Will Detilli, um profissional que trabalha com treinamentos para quem quer ficar musculoso, e que as vezes coloca alguns vídeos sobre foco, alimentação, em seu canal no YouTube, o Mesa Maromba, e neste vídeo que o meu irmão me passou ele fala basicamente sobre esta questão de foco na alimentação. Vou compartilhar este vídeo no final deste post.



Mas vamos a dica de ouro que vim trazer no post de hoje!
Uma colega minha de trabalho me apresentou há algum tempo um aplicativo gratuito chamado Dieta e Saúde, que já utilizei, vi resultados e agora que quero focar na perda destes 2kg, voltei a usar novamente.


Este aplicativo promete (e cumpre!) te ajudar a perder um quilograma por semana!
Meninas, eu nunca fui adepta a dietas malucas que prometem grandes coisas às custas de nossa saúde, eu resolvi experimentar esta porque realmente notei que há um grande cuidado em se privilegiar uma alimentação funcional e que alia o emagrecimento ao cuidado com nossa saúde.
Achei interessante também porque ele ajuda-nos a criar disciplina no momento de escolher nossos alimentos, eu por exemplo já não como praticamente mais nada de fritura (só como quando não estou mais aguentando de vontade rsrs), e vocês vão ver porque.

COMO FUNCIONA?
Você baixa o aplicativo, fornece algumas informações relativas à sua forma física e pronto já começa a usar.
Você terá 30 pontos para comer ao longo do dia, e uma relação das refeições que você deve fazer ao longo do dia e as pontuações máximas que pode atingir para cada uma desta refeições. Vejam a foto abaixo que dará uma boa noção.


Se você fizer exercícios físicos você ganhará pontos para usar, por exemplo, 40 min de Zumba, dá 3 pontos. 
Para adicionar o alimento e descobrir quantos pontos você usou é bem simples, por exemplo, você tomou café sem açúcar com leite e comeu seis torradas com requeijão no café da manhã. É só você clicar sobre café da manhã e buscar cada um destes alimentos. Você escreve, leite desnatado, automaticamente o programa abre uma lista com vários tipos de leite e marcas, você escolhe a sua, seleciona a quantidade ingerida, os pontos aparecem e você adiciona.
Na primeira semana provavelmente vocês irão ultrapassar muitas vezes os pontos porque ainda não vão ter noção de que alimento te dará mais pontos ou menos, mas com o uso vocês  já vão tendo uma melhor noção de como optar por alimentos. Eu por exemplo, no primeiro dia que usei o programa, cheguei em casa do trabalho para almoçar, e minha mãe tinha feito carne, arroz, feijão, legumes e mandioca frita. Cheguei e já pensei: "bom, não vou comer muita mandioca, porque afinal é fritura e provavelmente os pontos não vão permitir, mas mesmo assim posso comer uminha, não posso?!" NÃO PODE! kkkk Comi uma e quando fui lançar os pontos uma unica mandioca média frita tinha cerca de 06 pontos!!! Sendo que no almoço o recomendado é que se ingira de 8 a 9 pontos!!

MAS, NOSSA, COMO FICA? NÃO VOU PODER COMER NADA?!
Pode comer muita coisa sim, só que mais saudáveis ou com mais parcimônia, e vou mostrar para vocês agora.



Saladas vocês podem comer A VONTADE, isso mesmo! Legumes e verduras não tem pontos, os que tem é bem pouquinho.
Cuidado com frutas porque algumas delas tem pontinhos até que consideráveis, como uma fatia média de melancia tem 2 pontos.


Arroz integral, feijão, peixes e frangos grelhados também não têm muitos pontos, mas cuidado com a quantidade, sem exageros ok?! 
Carnes vermelhas e ovos já somam mais pontos. Macarrão também.


No café da manhã, eu tenho optado por pães integrais, leites desnatados, torradas, biscoitos sem recheios e mingau de chocolate. Pra passar, requeijão light e margarina Becel.
Bolos e pães doces têm mais pontos. Manteiga então, nem pensar!


Para os lanchinhos entre as refeições e ceia, opte por iogurtes naturais, castanhas (com moderação, que por serem oleosas tem bastante pontos, mas são gorduras do bem), frutas ou sucos.
Linhaça, chia, quinua, aveia, e afins, podem ser utilizadas para incorporar sucos e saladas nas refeições principais, elas tem bastante pontos mas por serem alimentos integrais e possuírem óleos do bem, são muito recomendadas a serem ingeridas diariamente.
Acreditam que pipoca frita no óleo (não muito óleo) não tem muitos pontos?! #fiqueifeliz

MAS FABIA?! E UM DOCINHO PARA ADOÇAR A VIDA? UM POUCO DE AÇÚCAR É PRECISO NÃO É?
Sim, é preciso! Ma vocês podem encontrá-los nas frutas! rsrsr
Brincadeira, sem tanta maldade vai? Dois quadradinhos de chocolate amargo da Arcor tem 2 pontinhos. Uma colher de doce de leite, tem dois pontinhos! Meninas, isso tem sido suficiente, de verdade, para adoçar meu dia.

O QUE EU NÃO DEVO COMER DE JEITO NENHUM?
Como eu já havia comentado, fiquem longe de frituras, elas realmente não tem nada de bom para acrescentar em nosso organismo. E se afaste também daqueles queijos gordos, tipo parmesão, mussarela, prato (opte pelo queijo de minas, meia cura, se precisar em alguma receita). Se afaste também daqueles embutidos, tipo salsicha, linguiças.


Agora, como prometido vou colocar o vídeo que comentei no começo do post, do Will Detilli, ele tem um linguajado bem doidão e com alguns palavrões (mas dou muita risada porque ele é engraçado), porque o público dele é mais masculino, bem diferente aqui do blog, mas ele fala de um jeito bem direto e claro de motivação que podem ser aplicados a nós mulheres também ;) - Desculpem mais uma vez pelo linguajado e não vão sair por ai cuspindo comida hein rsrs (vejam o vídeo que vão entender)


Me passem feedback meninas! Comentem ai embaixo o que acharam do post! Te ajudou?

0 comentários:

Postar um comentário