Pages

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Receita - Bolo Integral de Cenoura com Especiarias e Calda de Chocolate

Olá meninas!!!

Estou passando aqui hoje pra deixar uma receitinha maravilhosa que vi no programa Bela Cozinha do GNT, resolvi testar, fiz algumas alteraçõezinhas e amei demais!
A Bela, mestre cuca do programa, disse que aprendeu esta receita durante o tempo em que morou em Nova Iorque, e disse que é assim que o pessoal de lá costuma fazer os bolos de cenoura, então por isso podemos dizer que esta receita é tipicamente nova iorquina ;)
Fiz algumas alterações na massa, ao invés de usar a cenoura ralada, preferi bate-la com os demais ingredientes. E a calda fiz minha receita gordinha mesmo, porque não tinha nem agar agar em casa e nem gelatina sem sabor =) Por isso vou passar a receita com minhas alterações, mas se vocês quiserem ver a receita original é só consultar aqui.
Outra observação que não posso deixar de fazer é: a receita é feita apenas com farinha integral, por isso a massa não fica tão levinha, só que por outro lado fica bem mais saudável, e no outro dia o bolo fica mais sequinho. Mas caso prefira, pode usar a farinha de trigo comum, ou então usar em um terço da quantidade total de farinha, a farinha comum (p.ex., na receita vão 03 copos, use 02 copos de farinha integral e um de trigo comum. Vocês podem dentro destes 03 copos variarem a quantidade como preferir).
Vai receber amigas em casa? Faça esta receita e sirva ainda morno, elas vão se apaixonar, e fora que deixa um perfume maravilhoso na casa!
Vamos à receita? Ah, não deixem de consultar no final da receita uma tabelinha com os benefícios para a saúde dos principais componentes desta receita.


BOLO DE CENOURA INTEGRAL COM ESPECIARIAS

Ingredientes para a massa:

- 03 copos (americano - 200ml) de farinha de trigo integral
- 02 e 1/2 copos (americano - 200ml) de açúcar mascavo
- 01 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 01 colher (sobremesa) de canela em pó
- 01 colher (chá) de noz moscada
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 01 colher (chá) de sal
- 1/2 copo (americano - 200ml) de água
- 04 ovos orgânicos
- 1 e 1/2 copo (americano - 200ml) de óleo
- 01 colher (sopa) de essência de baunilha
- 02 cenouras cortadas em pedaços

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 30 cm de circunferência com óleo e farinha. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, sal e especiarias. Misture bem e reserve. No liquidificador bata a água, os ovos, o óleo, a cenoura e a baunilha. Despeje o mix de líquidos no mix da farinha e misture delicadamente. Despeje a massa na forma. Leve ao forno por cerca de 35-40 minutos até que o bolo se afaste da lateral da forma e esteja firme ao toque. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos. 

Ingredientes para a cobertura:

- 04 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 04 colheres (sopa) de água
- 02 colheres (sopa) de margarina

Junte todos os ingrediente em uma panela e leve ao fogo até que fervam e forme uma calda. Desligue o fogo, deixe que esfrie um pouquinho para ganhar mais consistência e despeje sobre o bolo.

Agora é só se deliciar! O que acharam o cheirinho?! 










0 comentários:

Postar um comentário